André Alves C. Rodrigues Pereira
Graduado e diplomado no curso superior de Psicologia no IPP da Universidade Santa Úrsula RJ , bacharel em psicologia e formação de psicólogo desde 2004, com registros no conselho regional de psicologia desde abril de 2006 no Rio de Janeiro CRP-RJ 05/33063, transferido pro Paraná a partir de 2015 CRP 08/22104
* Habilitado no curso de facilitadores de praticas restaurativas e círculos de construção de paz (EMAP-PR* 2016) para aplicação de tais práticas
* Fez atualização em "Plantão Psicológico". (CPP RJ)
Currículo profissional completo no item 6 (abaixo)
****
Orientação (Diretrizes de Vida, pessoal e profissional )
1. Missão, propósito
Colaborar , facilitar a construção e sustentabilidade do desenvolvimento humano para tudo e todos!!
2. Visão
Práticas educativas com pesquisas significativas aliando comunicação não violenta, humanismo, atividades criativas, inovadoras, integradas e restaurativas.
2024 a 2026
3. Valores e Princípios
* O que é mais importante e relevante pra gente?
Desenvolvimento humano, humanizado integral e integrado a vida com amor fraterno universal.
* Vida saudável e Amor Fraterno.
* Qualidade de vida *Fraternidade, Liberdade ( com responsabilidade), Igualdade (de oportunidades).
Educação Humanista, Integral e Integrativa; Comunicação saudável ; Desenvolvimento humano integral e integrado; Qualidade de vida; Humanidade; Cidadania; Respeito a diversidade e a vida (igualdades e diferenças); Tolerância; Empatia; Autonomia; Responsabilidade; Ética*Universal, Cósmica; Paz; Consciência; Direitos, deveres e valores evolutivos humanos e universais; Responsabilidade social e ambiental; Amizade; Serenidade; Empatia, Espontaneidade, Pensamento Crítico; Profissionalismo; Fraternidade; Generosidade; Gentileza; Solidariedade; Inclusão; Conciliação; Reconciliação; Reciclagem; Restauração; Realizações saudáveis; Viabilização e sustentabilidade; Respeito a relevância e aplicação do paradigma da Complexidade; Consciencialidade; Cientificidade; Arte; Lucidez; Discernimento; inovações inclusivas e convergentes; Alegria; Flexibilidade; Espiritualidade;
* Desenvolvimento humano integral = (Inter)assistencialidade
Atenção; Cuidado; Resgate; Acolhimento; Orientação; Viabilização; Possibilidades; Segurança; Prevenção e Promoção da vida, da educação e saúde integral e integrativa; Priorização; Integração das potencialidades saudáveis (biopsicossociais espirituais); Ações que considere o que seja melhor para todos; Encaminhamentos integrados (redes de referência e apoio (social) + habilidades sociais) e ou acompanhamentos; Continuísmo; Saúde e educação integral aplicadas com melhoria contínua e continuada.
4. Objetivos
Facilitar, mediar, disponibilizar as melhores condiçoões possíveis para promover a melhoria da qualidade de vida e desenvolvimento humano integral das pessoas, grupos, instituições e contextos (políticas, inovações...). Realizadas pelo encontro entre ideias, práticas, pessoas, amigos, instituições, potenciais, possibilidades e oportunidades. Fazer a convergência de atitudes autênticas, espontâneas, vivenciais, com equilíbrio, discernimento, e o respeito pela vida, pela diversidade humana, social e cultural. Ações pautadas também no rigor, ética e profissionalismo. Facilitar e mediar a gestão e transformação dos conflitos positivamente com fraternidade, pacifismo, solidariedade, vida e amor fraterno universal.
5. Histórico Profissional * Realizações na vida e trabalho
(áreas, visão, realizações, referências, currículo...)
5.1. Histórico profissional veja abaixo na descrição profissional:
a. Descrição detalhada na rede social e profissional Linkedin :
b. Descrição histórico profissional abaixo nessa página:
5.2. Áreas de Atuação (Integradas).
,
Educação, saúde, mentoria, terapia, cuidados, psicologia, consultoria, orientação psicossocial áreas da vida, plantão, gestão, informática (TI) , intervenção urbana, social, coach, arte, recreação (animação), dinâmicas, encontros, eventos, voluntariado entre outras.
5.3. Visão pessoal e profissional
* Ter uma vida lúcida, saudável. Amar a vida!!
A visão pessoal e profissional (Vida Melhor | Vida saudável) é fundamentada e justificada na vivência com demandas corporativas e sociais em diversas áreas e instituições públicas e privadas (organizacional, terceiro setor, educacional, saúde mental, clínica, mídia, entretenimento, eventos...).
5.4. Realizações.
Nesse histórico obtive abençoadas oportunidades, em parceria com excelentes colaboradores, de planejar (elaborar) e implementar projetos utilizando conhecimentos reconhecidos em cada uma dessas áreas e instituições.
5.5. Social e ONU.
Uma das realizações mais fecundas que obtive foi junto ao Núcleo Superior de Estudos Governamentais (NUSEG) - UERJ contratado para atender uma grande demanda social no PDL que foi premiado pela ONU. * Dezenas a centenas de atendimentos psicossociais diários.
"...O PDL foi elogiado pelo Relatório da ONU sobre violência, divulgado em abril de 2001, obtendo a certificação internacional ISO 9000. Além disso, recebeu, em 2006, o Prêmio Dubai, também da ONU, como projeto de melhores práticas..."
Fonte:
https://www.bndes.gov.br
5.6. Diversidade.
A vida, a sociedade é rica em diversidade, e por isso também precisa de profissionais, líderes e instituições que entendam como esta diversidade social funciona, acontece e como agir de forma a incluir , mediar, conciliar e alcançar o máximo de harmonia entre pessoas com pessoas, das pessoas com as instituições, e das instituições com instituições. Aprender a lidar com essa complexidade é um desafio que surge constante, básico e óbvio. Que aponta sempre para valorização do respeito, da simplicidade, do Amor fraterno universal. Do respeito a vida em todas as suas formas de manifestação.
5.7. Desafio(s) Humano.
O grande desafio planetário, da humanidade, enfim, de todos os setores e pessoas é evoluir construindo coletivamente o desenvolvimento humano integral, integrativo, viável e sustentável para tudo e todos, de tudo e todos.
A construção acontece no sentido de criar condições:
Para todos participarem do Desenvolvimento Humano Integral e Integrado com base na Educação e Saúde Integral, Integrada e Integrativa (áreas da vida).
Vida saudável. Melhoria da qualidade de vida para todos .
Viver Melhor. A integração, o convívio, relacionamento e comunicação saudáveis da humanidade (interassistencialidade ).
Promover encontros humanizados, éticos e democráticos, com base nos valores, direitos e deveres humanos e universais. Isso envolve a relação entre pessoas com pessoas, o planeta e o cosmos;
Desenvolver a educação integral, integrada e integrativa em todos os setores da sociedade * Nações, Estados, instituições em geral (todas). O desenvolvimento biopsicossocial e espiritual descrito nas orientações das Organizações Mundiais que trabalham em prol da melhoria da qualidade de vida no Mundo. Podemos citar as ecovilas, as zonas azuis. As instituições que preservam a natureza, que respeitam as famílias e saúde mental de seus colaboradores. Que caminham no sentido da economia solidária e o que houver desse modo.
* Este desenvolvimento só vem com uma reforma ampla, conjugada e integrada com forte engajamento entre todos os setores e atores sociais nos países e nações: As reformas permanentes nas áreas: legislativas, econômicas, tributárias, políticas, educacionais, trabalhistas, nas áreas de saúde e ambiental, habitacional, alimentar tem que acontecer juntas pois são interdependentes.
***** O mundo do trabalho é uma das coisas mais sérias no mundo. Há sempre um alerta que o ser humano trabalha para viver e não o contrário. Mas alguns grupos de poder conseguiram incutir uma na filosofia e valores de vida das pessoas, uma distorção , que o ser humano é feito para trabalhar. Assim criando um sistema de exploração do homem pelo homem. Diversos estudos demonstram que a carga horária de trabalho saudável é no entorno de no máximo 6 horas diárias, com devidos cuidados com segurança integral, ergonomia, dependendo da função horas e no máximo 5 vezes por semana. Pois o trabalhador tem o direito e o dever de cuidar de sua saúde física, mental, emocional, social e espiritual. Então no dia ele tem varias necessidades humanas básicas biopsicossociais. Cuidar de si e da família não é somente ser explorado para ganhar dinheiro para pagar aluguel e a comida. Cuidar de si e da família , de sua saúde integral é continuar estudando, poder estudar com seus filhos, ajudar a esposa na melhoria da casa, fazer exercícios físicos, ter seu momento de lazer. Ter a oportunidade de abrir seu próprio empreendimento, entre outras coisas básicas. Precisa se alimentar, tem a necessidade de dormir adequadamente... Então se fizermos as contas da carga horária para cada atividade, veremos que a lógica do sistema é uma lógica de absurdos e que já está colapsada a muito tempo... Gerando uma sociedade doente.. Que só se torna vantajosa para os especuladores e pras pessoas que não se importam com a maioria dos trabalhadores que é operacional, enfrentam trânsitos enormes para ir e voltar do trabalho ou seja, não há tempo para si... Somente para serem explorados, pagar o aluguel e comida. Até quando??
Então é necessário repetir quantas vezes for possível... Pois para que as pessoas tenham saúde, não adianta só médico, terapeuta e trabalho.... Mas de um sistema justo, coerente e com respeito a constituição e aos direitos de todos. Para que os cidadãos não sejam manipulados pelas centenas de salvadores, charlatões que falam bonito por aí a fora, e prometem que seus programas são os melhores e rapidamente se tornarão ricos, bem resolvidos, etc...
A legislação tem que ser rigorosa para garantir os direitos e deveres corretos. Garantir o diálogo e o desenvolvimento de todos (acordos com ética humana e cósmica, saúde integral).
Todos tem que ter carga horária de trabalho coerente para continuar estudando, ter plano de carreira, lazer, cuidado com a saúde integral. Nesse sentido da qualidade de vida a pessoa trabalha para viver e não o contrário.
Mas no mundo e no Brasil ainda constatamos a lógica de colônia, exploração e escravocrata (doença esquizofrenia social, sociopatias, autoritarismo, ditaduras, tiranias, tortura, tráficos, submissão...). Que precisa sempre ser abordada e transformada... Com investimento nas melhores soluções já implementadas no mundo.
Por outro lado (jurisprudência mundial) temos e já podemos ver diversos exemplos positivos com implementação de mudanças nesses itens básicos e simples (basta ver exemplos como Finlândia, Austrália,...). Cada cidadão terá garantido qualidade de vida e consequentemente qualidade nas relações, no convívio saudável com familiares, comunidade, planeta e cosmos. Garantindo sua saúde integral (biopsicossocial espiritual). Isso gera saúde e desenvolvimento econômico saudável...
Isto é uma mudança total de paradigma de um viés somente econômico, para um viés solidário, responsável, fraterno, pacífico, inclusivo e de qualidade de vida. Como acontece felizmente em certas regiões do planeta desenvolvidos a um certo tempo...
Criar modelos e metodologias flexíveis e criativas que liberem o potencial positivo da comunidade global, respeitando cada realidade, mas rigoroso em ética humana, universal. Com foco nas mudanças de base prioritárias que vise o melhor para todos, que seja referência em integração fraterna, em soluções viáveis e sustentáveis (viabilidade e sustentabilidade).
* Esses setores e pessoas (colaboradoras, corresponsáveis, cooperativas, facilitadoras, inclusivas, mediadoras, conciliadoras) com base na educação integral e integrada utilizam e criam os recursos viáveis e possíveis com foco nas diretrizes de sustentabilidade integral e integrativa. Buscam os recursos necessários e disponíveis com responsabilidade humana, social e ambiental para facilitar a construção de um ambiente de homeostase vivificada (fraternidade, pacifismo, assistencialidade e evolução). Quando necessário visualiza e esclarece sobre o máximo de possibilidades naquele momento. Faz junto, foca no que é favorável e aprende com o que não é favorável. Com os erros visualiza novas possibilidades e soluções. Esclarece, aprende, valoriza o que há de melhor em tudo e todos. Construindo junto e acompanhando as soluções e resultados, gerando iniciativas, oportunidades e inovações positivas. Integrando, levando em conta, aprendendo e se conscientizando de suas forças e fragilidades, das oportunidades e ameaças nas/das situações. Encontrando e reconectando com suas dimensões de solidariedade, espiritualidade, gentileza, delicadeza, generosidade. Discernimento e empatia. O melhor para todos de fato!
Possibilitando que o caminho seja construído em comunidade (Estado Mundial)
**O Desenvolvimento Humano Integral e integrativo (educação e saúde integral e integrativa) analisa e visualiza as várias áreas que as instituições e pessoas atuam (vivem). Também leva em conta os papéis sociais.
Caminhando assim para uma visão mais ampla da vida e criação do Estado Mundial. Gerando maior fraternidade, igualdade, liberdade e paz entre os povos.
Observações:
Repetindo e avaliando tudo através da máxima (cláusula pétrea):
"Cada caso é um caso,
cada pessoa é uma pessoa. Cada caso, pessoa, situação é única e guarda características, variáveis próprias, únicas. Cada um tem uma história de vida real, original, especial, importante, relevante. Que merece ser conhecida, estudada, entendida, respeitada...
Cada ser, situação, história de vida são únicas e devem ser pesquisadas em todas as variáveis possíveis. Possuem características comuns, mas também possuem características próprias, únicas que constroem sua identidade (individuação). Por isso tudo deve ser pesquisado detalhadamente em sua individualidade e especificidades com o máximo de variáveis possíveis. Integrando paradigmas, levando em conta a complexidade, multidimensionalidade, a verdade relativa e possibilidades..."
Devemos ter um cuidado básico no contexto assistencial, de educação, saúde e esclarecimento: verificar em nossos julgamentos a tendência de buscar e utilizar uma "forma única", e enquadrar (estigmatizar) sem possibilitar, oportunizar, conceder, criar, construir recursos de humanização, aceitação, reflexão, ressignificação, restauração, discernimento, ação e evolução para pessoas, instituições e contextos.
Acolhemos, cuidamos, ouvimos ativamente, com intuito de oportunizar bons encontros (consigo e o outro) para que aconteça o melhor para todos.
Valorizando o conhecimento de si (autoconhecimento), do outro e do mundo da maneira mais pacífica e participativa. Construindo a melhor condição possível de melhorias continuas e consistentes.
As etapas do processo educativo e assistencial são interdependentes e devem ser efetuadas em ciclos de desenvolvimento contínuas para melhor:
Acolhimentos, orientações (cuidados básicos, esclarecimentos), encaminhamentos, acompanhamentos, manutenção, "feedbacks"...
** Reencontros, resgates, reconciliações, perdão, gratidão...
5.8 Gratidão com ética universal.
Sou grato a vida, ao Amor fraterno universal, as pessoas, vivências, aos aprendizados...
Grato acima de tudo a minha Mãe... Estou aqui pois ela quis e superou tudo por mim...!!
* Essas visões com empatia e gratidão, e para os reencontros, os resgates, reconciliações , enfatizando o perdão e a gratidão são históricas, renovadoras, transformadoras, curativas, protetoras da vida e da realidade para o melhor para todos.
Sou grato ao cosmos, ao planeta, aos seres vivos, seres humanos... exemplos históricos nas diversas áreas da história, do saber e fazer humanos.
Sou grato a minha família biológica, planetária e cósmica verdadeiros seres de luz na minha vida. Sou grato aos amparadores, as professoras e professores , mentoras e mentores, facilitadores, terapeutas, líderes comunitários, espirituais, assistentes, irmãs e irmãos das comunidades. Sou grato a todos, amigas , amigos que tive oportunidade e privilégio de encontrar, reencontrar que são minha família também...
Aqui algumas pessoas que representam a dedicação a humanidade, me trouxeram inspiração, e que são referencia para o desenvolvimento humano saudável integral e integrativo do mundo:
Ada Lovelace, Florence, Edgar Morin, Viktor Frankl, Marie Curie, Paulo Freire, Anísio Teixeira, Rubem Alves, Nise da Silveira, Cora , Muhammad Yunus, Jacob Russel, Freinet, Dewey, Fernando Hernández, Clarice Lispector, Foucault, Leonardo Boff, Emilio Mira y López, Rollo May, Garcia Marquez, Carl G. Jung, Moreno, Claude Levi-Strauss, Heidegger, Hegel, Regina Helena de Freitas, Aaron Beck, Bandura, Carl Rogers, Marshall Rosenberg... Pitágoras, Nietzsche... Machado de Assis, Deleuze, Sausurre... Kay Pranis, Karine Alves, Dominic Barter, Mônica Portella, Howard Zehr, José Pacheco, Linus Torvalds, Fernando Pessoa, Mahatma Gandhi, S.Gautama, W.R, A.L. , M.Z., H.B, Y.P... Y...
Entre dezenas de gênias(os) que a história nos apresenta, cada uma contribuindo dentro de seus objetivos, contexto, foco, vivência, como seres humanos. É evidente que nenhum possui a f'órmula mágica única, absoluta e melhor que outras. Por isso devemos sempre usar a premissa de questionar tudo e todos construtivamente. Todos tiveram seus erros e acertos. O melhor é aprender com esses erros e acertos e integrar, verificar e se ater as ideias positivas que contribuíram para o entendimento e melhoria da vida humana, do comportamento e convívio pessoal e social.
Reconhecer e retribuir a tudo e todos na vida. Pedindo, recebendo, concedendo gratitão e perdão com ética maior. São atitudes básicas na vida para termos uma convivialidade saudável, pacífica, assistencial com tudo e todos. Amor, Cura e Proteção!!
Por isso expresso aqui essas atitudes:
* Peço , recebo e concedo gratidão e perdão a tudo e todos com ética maior. Principalmente aos que contribuíram e contribuem com ética maior na minha caminhada de vida, e com a colaboração das pessoas com as quais convivemos.
Para visualizar a gestalt desse item. Trago um mantra muito bom, hawaiano, o hoponopono, que resumindo na língua portuguesa fica: Sinto muito, me perdoe, sou grato, eu te Amo! Que direciono a todos que convivi, convivo e conviverei que pela ética universal cabe...
**************************
Recentemente (2022) trabalhando com Home Care em Campinas, São Paulo, cuidando de pessoas idosas centenárias me trouxe confirmações que não há fórmulas que se aplicam a tudo em se tratando de ser humano e vida. O Amor a vida e humanidade é transversal, esta em tudo, mas cada pessoa tem sua história única e que sempre será mais que todas as previsões teóricas... Na teoria não capturamos a complexidade humana, mas somente constatamos que ela existe e criamos algumas hipóteses e aproximações...* Precisamos estar abertos a aprender tudo novamente e assim conseguimos humanizar a assistência melhorando a segurança das vivências.
*****************
6. CURRICULUM VITAE (Resumo)
Formação Acadêmica / Complementares
· 3º Grau – Bacharel e Formação em Psicologia – Universidade Santa Úrsula – conclusão jul. 2003
Registro no conselho regional de psicologia RJ 2006 a 2015 e Paraná de 2015 em atividade
Alura, Imersão Front end e Gemini IA, 2024
· Cuidador de Idosos, F. Unimed 2022
· Soft Skilss, Veduca, 2021
· Curso de Capacitação de Facilitadores de Justiça Restaurativa e Círculos de Construção de Paz. - Escola da Magistratura do Paraná - mar. e abr. 2016
. Curso de Atualização - O Psicólogo vai aonde o povo está: Os serviços de Plantão Psicológico - Centro de Psicologia da Pessoa (CPP) e Grupo de Florescimento Humano - RJ - Set. a Out. 2014
· Disciplinas de Docência do ensino superior: Legislação, Políticas, epistemologia e metodologia na educação - Faculdade CCAA
· I Seminário Políticas e Práticas Institucionais de Atendimento Especializado à Pessoa com “Necessidades Especiais” - Clitop, Roma IV e Sorbonne
· Orientação para o Crédito (Treinamento Empresarial) – Sebrae RJ
· Teatro – Introdução – Interpretação, Improvisação e Expressão Corporal – Faculdade da Cidade
Habilidades Específicas
1. Educação e Saúde (Biopsicossocial e espiritual):
Plantões, atendimentos, cuidados, acompanhamentos terapêuticos.
Facilitador em práticas restaurativas, atendimento, análise, orientação psicossocial, ações educativas e sociais inclusivas e conciliadoras.
Integração e atendimento de famílias da comunidade, redes de apoio.
Acolhimento e orientação de populações em situação de risco social e/ou conflitos, situações emergentes...
2. Informática TI:
Instalação, manutenção e uso de softwares e hardware; O.S. Linux e Windows; pacotes Office ; Intranet e Internet; Sites; Programação Visual (Cartazes, folders, lay out, malas diretas), sistemas ERP, CRM, Stores.
Projetos e feitura de sites:andrepereirapsi.blogspot.com ; pesnavida.blogspot.com , mingaudechocomel.blogspot.com ; psiqueemcena.blogstpot.com
3. Idiomas:
Inglês – Intermediário do Curso Wizard – 97 / Espanhol – Noções
4. Administrativo, financeiro:
Gerência, recursos humanos, eventos.
Experiência Profissional
Psicologia | Terapia | Educação e Saúde
Terapeuta | Mentor | Consultor
Programa de Desenvolvimento Humano Integral e Integrativo , 2024 em atividade
Acompanhamento terapêutico (AT) e Cuidador de pessoas (crianças, adultos e idosos)
MEI - Micro Empreendedor Individual
2022 em atividade
* Parcerias com Empresas de Home Care de Campinas, Home Angels, We take Care, Cuidando Bem
Psicólogo
* Atendimento Presencial e Online - maio de 2021 , 2022
* Desenvolvimento Humano Integral * Ações Sociais e ou Psicossociais (intervenção) - 2006 à 2017
* ONG Gerar * Foz do Iguaçu, Programa Jovem Aprendiz; Atividades educativas de orientação profissional e psicossociais de prevenção e promoção de saúde integral e organizacionais para Jovens Aprendizes, out.2016 a mai.2017
* Consultoria RH * Práticas Restaurativas - 2016
* Poliambulatório Uniamérica SCNSA (SUS) *
Psicólogo responsável técnico, contratado SCNSA, acompanhamento alunos Uniamérica e atendimento em psicologia clínica SUS e Social , ago.2015 a mar.2016 * voluntário em 2016
* Vila Olímpica do Sampaio RJ , Psicólogo Social
Voluntário set. 2013 a 2015 (colaborador / voluntário) - Plantão Psicológico
Projeto Rio 2016 (contrato de abr. a ago. 2013)
* AT * Acompanhamento Terapêutico - 2007
* Terapeuta (Autônomo) - 2004
* Núcleo Superior de Estudos Governamentais (NUSEG) – UERJ
Humanização do Trabalho / Atendimento nas PDLs do Rio de Janeiro
* Atendimento, orientação, encaminhamento psicossocial) * Centenas de atendimentos diários a população. Desde "moradores de rua" a elite...
Supervisor Técnico de Atendimento Social - 12/2004 a 12/2006
Estagiário Atendimento Social – 03/2002 a 03/2003
Confeitaria Gourmet
Venda de doces artesanais e industriais, brownies.
2020, 2021
Centro de Pesquisa CEAEC - Foz do Iguaçu nov. 2017 a dez. 2021
Secretaria Educacional * Suporte a pessoas e as atividades educativas presenciais e online. Recepção, atendimento, informações, acolhimento, orientação, encaminhamentos, acompanhamento,... *hospedagem pesquisadores * portaria
* Aldeias Infantis SOS Brasil
Voluntário, mai.2016
* Pereira Fontes Comércio e Representação
(micro empresa de representação comercial - indústria têxtil)
Administrativo, RH e Informática – 2007/2013
Consultor em Planejamento de Vendas - 1999/2000
* Oi * Contax
Suporte técnico Oi Velox - 07/2008 a 12/2008
* Copacabana Filmes
Monitor supervisor do V FICI no Cinemark Downtown - 08/2007 a 09/2007
* Conspiração Filmes
Coordenação de Recreação - Filme Sadia 60 anos - 2003
*Artesão/Vendedor de artesanato (autônomo) - 03/2003 a 02/2005
* Cia Lelé da Cuca (Produção de Eventos Infantis)
Recreador (animador) - 02/2001 a 08/2002
* Universidade Santa Úrsula
SPA/USU – Serviço de Psicologia Aplicada da Universidade Santa Úrsula - 03/2001 a 08/2003
Estagiário Psicologia Clínica (Psicodrama) - 03/2001 a 08/2003
C.A.Psi/USU – Centro Acadêmico de Psicologia da Universidade Santa Úrsula (junto com DCE-USU)
Coordenador Geral - 08/1996 a 11/1997
Coordenador Grupo de Trabalho* análise e melhoria do curso * organização eventos
Decania CCHS e Departamento de Psicologia USU (Universidade Santa Úrsula) - 03/1995 a 09/1996
* Casa Verde (Hospital dia – Casa de Convivência)
Estagiário Psicologia Saúde Mental - 2001
* Academia Espaço 10 * Bairro Flamengo-RJ
Gerente Geral - 01/2000 a 01/2001 (Auditoria)
* T.G. Produções e Eventos
Recreador e Aux. Adm. - 04/1999 a 04/2000
* Light S.A - Serviços de Eletricidade
Aux. Adm. (financeiro apoio) - 1999
* Edem - Escola Dinâmica do Ensino Moderno RJ
Estagiário de Psicologia Escolar (projeto temporário) - 1998
* Ministério do Trabalho - MTB / DRT / Setor de Treinamento (estágio pelo CIEE)
Estagiário em Psicologia Organizacional-RH - 1998
* IIPC (*duplo vínculo) * Autônomo
Coordenador Chefe (adm.) - Centro de Informática (CPD-CIN) - 01/1997 a 11/1998
Aux. Administrativo - Centro de Informática (CPD-CIN) - 02/1996 a 01/1997
Digitador e Operador de Micro (CPD-CIN) - (Gerência participativa ) - 04/1993 a 02/1996
Voluntariado:
Coordenador de Pesquisa e Projetos (Grupo de Jovens*Grinvex ) - 01/1994 a 03/1996
Colaborador-Pesquisador (secretaria, financeiro, comunicação...) - 1992 a 1996
* INCA RJ (Instituto Nacional do Câncer) - Hospital do Câncer
Voluntário - 04/1992 a 11/1992
* Vendedor Kit de medição para Biorritmo
Campo Grande - MS , 1987
Mais em LINKEDIN